quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Planejamento Estratégico Empresarial

Planejamento Estratégico é fundamental para se analisar a empresa em médio e longo prazo, criando metas e procedimentos para construir um presente e futuro sólidos.
Empresas que buscam solidez fazem uso dessa poderosa ferramenta gerencial.
Um grande benefício é a ampliação do nível de comprometimento da equipe na definição, busca e execução dos resultados desejados pela direção da empresa.

O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? 

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que permite estabelecer um direcionamento a ser seguido pela organização, com o objetivo de se obter uma otimização na relação entre a empresa e seu ambiente, ou seja, o Planejamento estratégico é o processo que instrumentaliza a resposta que a organização precisa apresentar ao seu ambiente diante de um contexto de mudanças.


Ele diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.


Além do compromisso de conquistar e reter clientes satisfeitos, as organizações bem sucedidas devem estar sempre prontas a se adaptar aos mercados em contínua mudança. O planejamento estratégico orientado ao mercado cumpre exatamente esta função, pois busca manter uma flexibilidade viável de seus objetivos, habilidades e recursos enquanto mantém um compromisso com o lucro, o crescimento e sua missão organizacional. 

O estabelecimento de um planejamento estratégico envolve cinco atividades:
     1.   Definição da missão corporativa.
     2.   Análise da situação.
     3.   Formulação de objetivos.
     4.   Formulação de estratégias.
     5.   Implementação, Feedback e controle.

- Missão corporativa 
Qual é o nosso negócio? Quem é o cliente? O que tem valor para o cliente? A Missão corporativa deve responder a estas perguntas aparentemente simples, mas que estão entre as mais difíceis que uma corporação terá que responder.

- Análise da situação 
Aqui se apresentam os dados históricos relevantes sobre o mercado, a empresa e o produto. Faz-se uma análise de como o composto mercadológico tem sido usado, e têm-se uma visão de como a concorrência tem atuado. Neste momento é imprescindível o bom uso da pesquisa de mercado. A matriz BCG, a análise SWOT, e outras ferramentas são também usadas aqui para revelar o panorama macro e micro ambiental.

- Formulação de objetivos
Os objetivos compreendem os resultados que a empresa espera obter no período abrangido pelo planejamento. Estes objetivos podem ser globais, envolvendo toda empresa ou específicos, focados nas áreas funcionais. Devem ser definidos pela diretoria ou pelos responsáveis por sua consecução.
- Formulação de estratégias
As estratégias nada mais são que os meios utilizados pela empresa para atingir seus objetivos. A definição correta das estratégias pode economizar quantias significativas à companhia, além de retorno mais rápido e melhor controle das situações que venham a surgir e exijam respostas rápidas por parte dos gestores.
- Implementação, Feedback e Controle
A implementação das estratégias serão realizadas pelos gerentes ou responsáveis pelas equipes operacionais.  Os resultados devem ser controlados e medidos para que se avalie a evolução dos indicadores e conclusão dos objetivos. Outro ponto importante do processo é a realização de feedbacks constantes, como fonte de aperfeiçoamento e acompanhamento da equipe responsável pela execução da estratégia.
FONTE:http://www.kaizensig.com.br/solucoes-inteligentes/planejamento-estrategico-empresarial

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