quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Áreas de Atuação Farmacêutica

O mercado para os farmacêuticos tem se expandido consideravelmente nos últimos anos. As indústrias de medicamentos e de insumos farmacêuticos absorvem boa parte dos profissionais graduados. No Brasil, há 370 empresas brasileiras e estrangeiras que empregam cerca de 50 mil trabalhadores, segundo a Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (FEBRAFARMA). Nas empresas, o profissional pode atuar na área administrativa - lidando, por exemplo, com o registro de medicamentos e farmacovigilância , além das áreas técnicas, áreas produtivas, áreas de pesquisa e área de desenvolvimento, entre outras. Ainda no ambiente corporativo, o farmacêutico encontra trabalho nas indústrias químicas, de alimentos e de biotecnologia. Nesses casos, as vagas concentram-se mais em São Paulo, mas há oportunidades no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Na Região Norte, há demanda por profissionais nas empresas de fitoterápicos (medicamentos à base de plantas). No Nordeste, existem pólos industriais nos segmentos de alimentos e medicamentos. As farmácias e as drogarias também são grandes empregadoras em todo o Brasil. A legislação determina que esses estabelecimentos tenham um farmacêutico responsável.
Âmbito profissional

O farmacêutico pesquisa e prepara medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal; analisa substâncias e princípios ativos que entram em sua composição e observa as reações provocadas no organismo. Registra novos medicamentos, distribui e comercializa os produtos e verifica se chegam ao consumidor dentro das normas sanitárias. Em laboratórios de análises clínicas, pesquisa, registra e realiza exames clínico-laboratoriais e toxicológicos para auxílio do diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, dispensa medicamentos e prepara fórmulas personalizadas. Na indústria alimentícia, controla a qualidade das matérias e do produto final, estudando e estabelecendo métodos para evitar e detectar adulterações e falsificações, com a finalidade de impedir danos à saúde pública.
Algumas Áreas de Atuação:
- Laboratórios de Análises Clínicas
O farmacêutico, quando está no ramo dos laboratórios de análises clínicas, atua na realização de exames toxicológicos, laboratoriais, gerenciamento de laboratórios, assessoria em análises clínicas, pesquisa e extensão, garantia e controle de qualidade dos laboratórios de análises clínicas, magistério superior e planejamento e gestão no setor. Dentre os conhecimentos importantes desta área, valem destacar: bioquímica básica e clínica, hematologia clínica e suas subclasses, tais como coagulação e imuno-hematologia, microbiologia básica e clínica, imunologia básica e clínica, endocrinologia básica e clínica; conhecimento dos líquidos biológicos e derrames cavitários, tais como urina, líquido cefalorraquidiano, esperma, entre outros, parasitologia básica e clínica, micologia básica e clínica, citologia e citopatologia, biologia molecular, controle interno e externo da qualidade laboratorial, fisiologia humana, química analítica e instrumental, toxicologia ocupacional, toxicologia forense e toxicologia ambiental.
- Farmácia Hospitalar
O farmacêutico hospitalar é o responsável pelas atividades da farmácia de um hospital. Tem as funções básicas de selecionar (padronizar), requisitar, receber, armazenar, dispensar (conforme a evolução do sistema, em dose coletiva, individual ou unitária) e controlar os medicamentos (tanto os controlados por lei, quanto os antimicrobianos), observando os ensinamentos da farmacoeconomia, farmacovigilância e das boas práticas de armazenamento e dispensação. Em hospitais onde há serviços de manipulação de medicamentos, o farmacêutico é o responsável, aplicando o ensinamento da farmacotécnica e das boas práticas de manipulação. Ele ainda integra algumas comissões hospitalares, como CCIH (comissão de infecção hospitalar) e CFT (comissão de farmácia e terapia).
- Farmácia de Manipulação
O farmacêutico magistral utilizando-se de seus conhecimentos de farmacotécnica, é o responsável pela manipulação de medicamentos nas farmácias magistrais, de manipulação ou também conhecidas como galênicas.
Respeitando as normas de boas práticas de manipulação (publicada por autoridades sanitárias), produz medicamentos que têm como grande atrativo a possibilidade de serem obtidos de forma personalizada (tanto na dose, quanto na forma farmacêutica), e poder alterar componentes, de fórmulas industrializadas, que causem alergias em alguns pacientes.

 - Alimentos e Bromatologia
O farmacêutico que atua na área de alimentos normalmente exerce suas atividades nas indústrias de alimentos. Várias são as funções que competem aos farmacêuticos, entre elas: desenvolver métodos de obtenção de produtos alimentares para uso humano e veterinário, análise bromatológica e toxicológica, realização de controle microbiológico, químico e físico-químico das matérias-primas e produtos acabados, atuação no desenvolvimento, produção e controle de qualidade de alimentos, processos fermentativos, nutracêuticos e alimentos de uso enteral e parenteral, atuação na normatização e fiscalização junto à vigilância sanitária de alimentos.
O farmacêutico bromatologista é aquele que estuda alimentos. Geralmente trabalham em laboratórios de controle de qualidade, inspeção, vigilância sanitárias, desenvolvimento de novos produtos, setor produtivo de indústrias, instituições de pesquisa como universidades e órgãos públicos.
O início da atuação farmacêutica na área alimentícia no Brasil tem início em laboratórios do governo estaduais, onde executa análises bromatológicas químicas. Em 1892 foi criado o Instituto de Análises Químicas e Bromatológicas de São Paulo, depois chamado de Instituto Adolfo Lutz e do Laboratório Bromatológico no Rio de Janeiro. Era feito o controle de bebidas, medicamentos e alimentos.
- Cosmetologia
Na cosmetologia, o farmacêutico cosmetólogo utiliza as habilidades extraídas da farmacotécnica e anatomia, para o desenvolvimento de cosméticos adequados, que diminuam a incidência de alergias e aumentem a qualidade dos produtos, segundo suas funções. Assim, é possível atuar em farmácias magistrais e também na indústria.
São desenvolvidos e/ou avaliados produtos para tratamento das unhas (esmaltes, removedores, etc), da pele (cremes, loções, óleos, desodorantes, perfumes, protetores solares), para os cabelos (xampus, cremes de tratamento), entre outros.
-Segurança do trabalho
Também, relacionado ao ramo industrial, o farmacêutico em segurança do trabalho pode atuar na toxicologia ocupacional, na segurança de trabalhadores expostos a metais como chumbo, mercúrio, cadmio, arsênio, solventes, gases e vapores asfixiantes, agrotóxicos, entre outros. Os riscos ocupacionais também podem ser oriundos de organismos vivos como bactérias e vírus.
Neste ramo de atividade, o farmacêutico que atua em laboratórios, deve estabelecer a rotina correta para os profissionais trabalharem cuidando de sua saúde. Assim ele fiscaliza o uso de equipamentos de proteção individual (EPI's) e utilização segura dos equipamentos, utilizando os procedimentos operacionais padrão, conhecidos como POP's. Dentro deste contexto, ele também tem condições de avaliar a contaminação do ambiente de trabalho.
-Toxicologia
A toxicologia anda ao lado da própria história da civilização. Desde tempos remotos, o homem possuía conhecimentos sobre efeitos tóxicos de uma série de plantas e toxinas animais.
De um modo geral, a toxicologia abrange os campos de atuação em toxicologia clínica, toxicologia analítica, toxicologia experimental e toxicologia forense. A toxicologia para o farmacêutico-bioquímico abrange uma vasta área de atuação. De importância, vale destacar entre outras as áreas de toxicologia ambiental, ocupacional, de medicamentos, cosméticos e social.
A toxicologia ambiental tem como estudo o efeito dos tóxicos contaminantes do ambiente interagindo com os organismos humanos. A toxicologia de alimentos contempla e avalia as condições de consumo dos alimentos e se podem ser ingeridos ou não. Já a toxicologia social, estuda os efeitos nocivos causados por uso abusivo e não médico de drogas e medicamentos.
- Imunologia
O farmacêutico imunologista atua no desenvolvimento de vacinas e medicamentos que auxiliam no combate a invasores e perturbadores do sistema imune. No auge da Influenza A (H1N1) de 2009, a União Europeia, reuniu grupos farmacêuticos para debater o desenvolvimento de táticas contra a evolução do vírus.
São muitos os exames realizados nesta área, como por exemplo a dosagem das imunoglobulinas IgG, IgM e IgA; Prova de Schick; títulos de iso-hemaglutininas (anti-A e anti-B); contagem e morfologia dos linfócitos; raios-X do timo; provas cutâneas de sensibilidade retardada; leucometria global; prova da redução do nitroblue tretrazolium; dosagem do complemento hemolítico; dosagem de C3; contagem de linfócitos B e T; entre outros.
-Farmácia comercial
O farmacêutico comunitário é aquele que atende o paciente diretamente no balcão de uma farmácia comunitária, drogaria, ambulatório ou serviço de atenção primária.
Ele analisa a conformidade das prescrições e dispensando os medicamentos, seguido de orientações quanto ao uso racional dos fármacos e adesão à terapêutica. Realiza ainda ações de atenção farmacêutica ou acompanhamento farmacoterapêutico.
O farmacêutico comercial é o co-responsável pela qualidade dos medicamentos dispensados, obedecendo desta maneira, as boas práticas de armazenamento e dispensação.
Tem a função, ainda, de escriturar o livro de registro de medicamentos controlados ou sistema informatizado, prestando contas às autoridades sanitárias, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o que permite dispensar o livro de registos.
A Legislação Brasileira obriga todo local de dispensação de medicamentos a ter um farmacêutico responsável durante todo o período de funcionamento do estabelecimento.

- Indústria de Alimentos
O farmacêutico industrial é um profissional que atua na indústria farmacêutica, sendo atribuídas a ele funções que englobam desde a compra de matérias primas para a produção de medicamentos até a etapa final de embalagem e expedição dos produtos fabricados.
Dentre as áreas da cadeia de produção de medicamentos podemos citar também os setores de controle de qualidade, supervisão de produção, desenvolvimento de novos produtos, garantia da qualidade, assuntos regulatórios e farmacovigilância (serviço de atendimento ao cliente) locais onde este profissional deve atuar. São também atribuições o aperfeiçoamento dos processos fabris vigentes e o desenvolvimento de novos fármacos.
As terapêuticas disponíveis pela indústria farmacêutica estão listadas, no Brasil, pelo Dicionário de Especialidades Farmacêuticas (DEF), onde, no qual, ainda estão os endereços e números de telefone dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) e endereços dos respectivos laboratórios.
O Conselho Federal de Farmácia é o órgão oficial do Brasil que fiscaliza esta atividade. Além deste órgão, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Ministério da Saúde legislam sobre as atividades inerentes a esta profissão.


-Educação
O farmacêutico professor atua em instituições de ensino superior, ministrando as disciplinas de farmacologia, farmacocinética, farmacognosia, farmacotécnica, química orgânica, química farmacêutica dentre outras. Atua também com pesquisador dentro das universidades. A maioria dos farmacêuticos professores possui mestrado e/ou doutorado em suas áreas de atuação.
Como o farmacêutico possui sólida formação em biologia e química, algumas instituições de ensino médio, também os aceitam como professores destas matérias.
- Transporte e distribuição

A preocupação das agências de saúde estipulou a obrigatoriedade do farmacêutico nas distribuidoras de produtos farmacêuticos, farmoquímicos e produtos de saúde.
O trabalho consiste em fiscalizar a carga e descarga dos produtos; a temperatura correta do veículo; controle da umidade; controle de pragas e vetores de doença; documentação necessária; validade, lote, armazenamento, automação, etc.
Alguns medicamentos e outros produtos de saúde são alterados, devido à má qualidade no seu transporte. Os fatores que mais influenciam, são a luz, o calor, a umidade e o contato com contaminantes. Assim, o farmacêutico das áreas de transporte organiza e implanta o manual de boas práticas de transporte de acordo com a legislação vigente.
- Farmácia Homeopática
O Medicamento homeopático deve ser produzido, exclusivamente, por farmacêuticos.
A Homeopatia é um método terapêutico que baseia-se nos princípios estabelecidos por Christian Friedrich Samuel Hahnemann: cura pelos semelhantes, experimentação na pessoa sadia, doses infinitesimais e medicamento único. E desenvolvido por outros inúmeros cientistas como Hering, Kent, Gathak, Mazzi Elizaldi, Flora Dabbah, Margareth Tyler, Juan Gomes entre outros.
O farmacêutico homeopata produz medicamentos homeopáticos, nas diferentes escalas, métodos e formas farmacêuticas, receitados pelo médico, dentista ou veterinário homeopata, além da orientação aos pacientes, quanto ao uso racional, cuidados e importância da prescrição médica.
- Acupuntura
O farmacêutico acupunturista irá utilizar os princípios da acupuntura para realizar o equilíbrio energético do corpo. Através, geralmente, da inserção de agulhas em locais pré-determinados irá promover o bem estar no paciente. Para tanto, na sua formação, o farmacêutico recebe informações das matérias como anatomia, fisiologia, endocrinologia, bioquímica e demais elementos do seu currículo, sendo aperfeiçoadas por um curso posterior que o habilita em acupuntura.
-Farmácia nuclear (radiofarmácia)
A Farmácia Nuclear é o ramo da ciência que estuda os aspectos da química, farmacologia, bioquímica e fisiologia de compostos radioativos denominados Radiofármacos (RF) que são utilizados em Medicina Nuclear, para fins de diagnóstico e tratamento de diversas doenças. O laboratório tem-se destacado na prestação de serviços atendendo a vários centros de Medicina Nuclear do Brasil.
- Farmácia Oncológica


Produtos específicos para pessoas afetadas pelo câncer. O farmacêutico deve estar compromissado com o paciente, não só pelos efeitos adversos, mas pelo desfecho terapêutico do tratamento. Deve, ainda, garantir a qualidade e segurança do medicamento em todas as etapas do processo, desde a aquisição até o descarte dos resíduos. Garantir que o medicamento correto esteja disponível e preparado, na dose correta, no dia correto e para o paciente correto. Prestar assistência aos pacientes nas intercorrências e nos efeitos adversos do tratamento oncológico. E zelar pela segurança ocupacional e do meio ambiente.




-Farmácia Pública/Popular
 
Farmácia Popular é um programa do Governo Federal, que tem como objetivo ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais para o tratamento de doenças com maior ocorrencia no país. A expansão do Programa visa oferecer alternativas de acesso à assistência farmacêutica, com vistas à promoção da integralidade do atendimento à saúde. Um das finalidades principais do programa é beneficiar as pessoas, que têm dificuldades para realizar o tratamento, por causa do preço dos medicamentos.


-Farmácia veterinária
Consiste na venda de produtos específicos para animais
-Farmácia Fitoterápica
Utilização de medicamentos fitoterápicos, à base de plantas e vegetais, na cura de doenças.
-Vigilância sanitária
São as ações de fiscalização onde o farmacêutico pode atuar: proporcionar o controle de qualidade de atendimento; fiscalizar os medicamentos vendidos; verificar se os estabelecimentos seguem as normas; entre outras ações de monitoramento.


Atualmente, na área referente a medicamentos, o Brasil enfrenta, na atualidade, problemas de Saúde Pública que poderiam ser minimizados com a atuação efetiva do profissional farmacêutico. A automedicação, a polifarmácia e o uso irracional de medicamentos exemplificam estas questões, pois além de exporem riscos à saúde do cidadão, imputam os mesmos riscos à saúde coletiva. Outro aspecto igualmente importante é o monitoramento de reações adversas, interações medicamentosas, interações entre fármacos e nutrientes decorrentes do uso de medicamentos, as quais precisam ser notificadas e devidamente investigadas. O aviamento da prescrição e a própria atenção farmacêutica precisam ser estendidos, evitando-se a dispensação imprópria de  produtos farmacêuticos. Todas estas questões apontam para a real necessidade de intervenção por parte do farmacêutico, e conseqüente inclusão do mesmo, de forma incisiva, nas equipes de saúde.
Diante das inúmeras possibilidades de atuação do farmacêutico, conforme descrito fica evidenciado que o mercado de trabalho é bastante diversificado para este profissional. Por serem áreas timidamente trabalhadas e altamente importantes sob o ponto de vista da saúde, a demanda deste profissional por esta fatia de mercado se faz premente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário